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Design gráfico e publicidade: entenda as diferenças

As dúvidas que permeiam sobre design gráfico e publicidade têm sido cada vez mais constantes, tanto para empresários que necessitam de uma solução para suas empresas quanto por quem busca informações sobre carreira profissional. Cria-se um conceito primário de que são a mesma coisa, e não áreas distintas que trabalham em conjunto.

Isso acontece porque a área de design, com o seu grande crescimento ao longo dos anos, criou diversas ramificações que a relaciona com outros setores. Adicionando a esse fato os termos e expressões adotados do mercado internacional, cujos conceitos são constantemente confundidos e sobretudo mal difundidos, acabam surgindo dúvidas na hora de diferenciar as duas áreas.

Para sanar as dúvidas de uma vez, confira no artigo a seguir os principais pontos que diferem o design gráfico da publicidade.

O que é design gráfico?

Talvez o melhor jeito de definir o design é assumi-lo como atividade voltada a um projeto desenvolvido para causar algum impacto nos resultados ou sanar problemas.

No entanto, um projeto de design pode englobar especialidades distintas, que vão, por exemplo, de trabalhos de design visual (fachadas, banners, embalagens, etc.) a design de moda. Mas o que gera confusão entre design e publicidade? Justamente o fato do design, em um de seus meios de atuação, estar ligado à comunicação visual.

Hipoteticamente, ao deparar-se com um outdoor, considera-se que aquele trabalho é de caráter de design ou publicitário? Nesse caso, as duas coisas! Por mais que possa haver maior cunho de publicidade e propaganda, tudo que há de ilustrativo trata-se de um material de design.

Na prática, o papel do design gráfico dentro da comunicação visual está em elaborar e desenvolver o que estiver relacionado à imagem (no sentido mais amplo da palavra).

Isto é, além de arte, o designer materializa, seja por meio offline ou digital, valores e ideias, de forma a serem atrativas ao público alvo  – por isso se caracteriza por unir elementos de técnica e criatividade.

O que é publicidade?

Os conceitos de publicidade são estritamente voltados ao mercado. Uma estratégia de publicidade provém de um conflito, ou seja, uma campanha é feita sempre com vista em solucionar problemas de comunicação, e, por meio dessa solução, colocar a empresa num patamar mais privilegiado.

Supondo que uma empresa esteja perdendo certo espaço para a concorrência, então ela terá de convencer o público dos benefícios em contar com seus produtos ou serviços. Portanto, a ideia a ser transmitida, os meios pelo qual será feita essa transmissão, o ponto estratégico alinhado aos objetivos de marketing e tantos outros detalhes ficam a cargo da equipe de publicidade.

Basicamente podemos entender que quando uma ideia surge a ponto de tornar-se um projeto, cabe ao publicitário fazer um planejamento para viabilizá-lo. O designer, por sua vez, utiliza da arte ilustrativa para enfatizar a ideia ao público, então a publicidade volta em cena para colocar os planos em execução.

Qual dessas áreas pode ser a solução para seus problemas?

Se a sua necessidade for a de criar uma identidade visual, o designer gráfico será a alternativa mais coerente para saná-la. No entanto, se estivermos falando de criar e conduzir campanhas de divulgação, é mais indicado optar pelo profissional da publicidade.

Em outras palavras, se você tem um projeto e não tem quem transforme as informações em algo visual de maneira criativa, contrate um designer. Se a sua empresa conta com uma equipe para trabalhar com a arte, mas faltam boas ideias ou meios de conduzi-las, recorra a um publicitário.

Ao entender as diferenças entre o design gráfico e a publicidade você vai saber com mais segurança qual área escolher para atingir o objetivo da sua empresa. Restou algum questionamento? Deixe nos comentários e assine nossa newsletter para ter acesso a novos artigos sempre em primeira mão.

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