Menu

Novos rumos da publicidade: por que o marketing digital é a chave para você?

Com o avanço da tecnologia e a acessibilidade cada vez maior proporcionada às pessoas, a visão que temos é que a publicidade tradicional está perdendo espaço. As empresas estão deixando de produzir folders, porque perceberam que podem fazer banners on-line que serão colocados nas mãos de um público muito maior por meio de smartphones.

A sensação dos publicitários é quase que a mesma dos profissionais de jornais impressos e revistas quando viram à proporção que os portais web de notícias ganharam em tão pouco tempo. Por isso, confira a seguir por que o marketing digital é a chave para o sucesso do seu empreendimento.

Publicidade tradicional

Não que as velhas formas de se fazer publicidade e marketing estejam erradas, pelo contrário, elas foram bastante eficientes por muitos anos. Aliás, temos excelentes campanhas publicitárias que foram veiculadas no passado e que são referências hoje e ainda serão por muito tempo.

A questão não é substituir um modelo por outro, mas incorporar. O grande problema da publicidade tradicional é que ela não dá a possibilidade para que seja feita a mensuração de resultados decorrentes dela, um fator determinante em qualquer campanha de marketing digital realizada no momento.

Novos tempos

O que temos de novidade é a forma de pensar nas campanhas publicitárias, desde o momento de olhar para o nosso público idealizando personas, gerando e nutrindo leads, até a mensuração de todo o processo, da conversão e da pós-conversão.

A publicidade tradicional é direta, o novo marketing é envolvente. Enquanto uma tem por objetivo passar a mensagem e aceitar que o público foi impactado, o novo chama para o diálogo e quer se relacionar. Não apenas naquele momento, mas durante todo o processo e, quem sabe, muito depois dele.

Marketing digital

A partir dessa necessidade de aumentar o relacionamento entre marcas e público, aliado ao avanço da tecnologia em dispositivos móveis, os especialistas perceberam que novas estratégias eram necessárias. O marketing digital foi construído e está crescendo a cada dia, tornando-se uma estratégia essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado.

Trata-se de estratégias e ações que têm por objetivo aproximar o público das marcas, gerando conversão, clientes satisfeitos e fiéis num ambiente virtual. Claro que não é só isso, mas resumidamente, é isso a se compreender no momento.

A importância do marketing digital para empresas

Que o digital faz parte desse mundo e não pode ser ignorado, acredito que está muito claro para todos e não há motivos para discussão. O fato é: você sabe tudo o que o marketing digital pode proporcionar para a sua empresa e como ele pode mudar o seu jeito de fazer publicidade?

Primeiramente, ele disponibiliza vários canais de comunicação: site, mídias sociais, blogs, fóruns, canais de vídeos e imagens, e-mails, entre outros. O marketing digital permite que haja interação entre a marca e o público, diferentemente da publicidade tradicional que era baseada na mensagem direta e só ela falava, enquanto o público ouvia, assistia ou apenas olhava.

No entanto, a grande chave para o sucesso está no fato de que através do marketing digital, seja possível analisar um a um quem são os clientes em potencial, como eles se comportam na internet e no seu site, quais os interesses e preferências deles e, por meio desse rastreamento, gerenciar como será o diálogo entre vocês.

Mensuração de resultados, métricas de monitoramento e análises, essas são as grandes chaves do sucesso, que estão mudando o jeito de vender e recriar a publicidade. Claro que não é para descartar as formas tradicionais, mas imagine as possibilidades de criação quando você tem muito mais informações sobre o seu público do que você tinha no passado.

Gostou do texto sobre os novos rumos da publicidade? Deixe o seu comentário, queremos saber sua opinião e experiências sobre o assunto.

Fale com a gente ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado.