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O que é marketing de conteúdo e como ele pode fortalecer sua marca

A produção de conteúdo tem sido muito utilizada por várias empresas como estratégia para fidelizar e atrair clientes. Os consumidores se envolvem cada vez mais com as marcas que oferecem um conteúdo de valor e as oportunidades de reforçar o posicionamento de marca com essa estratégia só aumentam!

Continue acompanhando e saiba muito mais sobre o marketing de conteúdo!

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma tática para atrair o interesse do público-alvo por meio de conteúdo relevante. Ou seja, a criação de conteúdo é utilizada como meio para atingir os objetivos da empresa (aumentar as vendas, gerar engajamento com a marca, fortalecer o relacionamento com os clientes, gerar leads, entre outros).

Por que investir em marketing de conteúdo?

Uma das principais vantagens em investir na produção de conteúdo é o baixo custo. Não é preciso ter altos recursos para aplicar uma estratégia como essa. A empresa pode começar pela criação de um blog, o que é gratuito. Além disso, no marketing de conteúdo é possível comprovar o ROI, ao contrário das tradicionais abordagens de marketing utilizadas pelas empresas durante muito tempo.

Outro benefício que essa estratégia oferece é a possibilidade de falar com o público certo. A produção de conteúdo se baseia no que a persona valoriza. Dessa forma, ao criar um artigo com um assunto do interesse da empresa, ela tem a oportunidade de se relacionar com os seus clientes potenciais de forma efetiva.

Agora que você já conhece as principais vantagens dessa estratégia, apresentamos 5 exemplos de como essa tática pode fortalecer a sua marca.

1. Conquiste autoridade e consolide sua marca no mercado

Uma das experiências mais positivas que as empresas possuem com o marketing de conteúdo é a obtenção de autoridade perante o seu público. Isso significa que o seu negócio pode se tornar uma fonte de informações muito respeitada no segmento em que atua.

Se um consumidor busca por soluções na internet do tipo “como fazer cachos no cabelo” e a sua empresa vende produtos capilares, é muito interessante que ela tenha um artigo ou vídeo solucionando esse problema da persona. Dessa forma, esse cliente potencial pode confiar cada vez mais na sua marca até o momento de efetuar uma compra.

2. Crie evangelizadores da sua marca por meio do conteúdo

Como na internet tudo se propaga de forma imediata e atinge milhões de pessoas, um conteúdo de qualidade pode criar defensores da sua marca. Promover os artigos nas redes sociais, por exemplo, pode fazer com que cada vez mais pessoas tenham uma percepção positiva de sua marca e interajam com ela. Uma experiência positiva com o seu negócio pode fazer com que os consumidores te recomendem para a sua rede de contatos.

3. Eduque o seu mercado e seja lembrado

Há muitas oportunidades de educar o seu cliente potencial sobre os seus produtos e serviços por meio do conteúdo. Afinal, muitos consumidores ainda não descobriram que necessitam das soluções oferecidas pelo seu negócio. Se a sua empresa é pioneira em desmistificar as informações sobre o seu mercado, é natural que a sua marca permaneça na mente do público.

4. Inspire credibilidade para a sua marca

A produção de conteúdo se baseia no caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a sua marca até o momento de decidir a compra. Cada etapa dessa jornada do consumidor necessita de um conteúdo apropriado, ou seja, quando a persona recebe um artigo sobre um tema de interesse, no momento certo, a sua marca gera uma experiência proveitosa. A partir daí, o seu público relacionará a sua marca à produção de conteúdos úteis e isso é incrível para o branding!

5. Aprimore a estratégia para consolidar a sua marca

Nas ações de marketing de conteúdo, é possível perceber em tempo real quais estratégias deram certo e quais precisam ser aperfeiçoadas. Isso permite zelar pela imagem da sua marca e evitar associações negativas a ela.

Agora que você já sabe como o marketing de conteúdo pode tornar a sua marca ainda mais poderosa, leia o nosso artigo: Por que o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a crescer?

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