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As 9 melhores dicas de marketing de conteúdo e redes sociais

Marketing de conteúdo e redes sociais formam uma dupla dinâmica de respeito. A partir deles, empresas e marcas dos mais diversos tipos e tamanho conseguem atrair visitantes para os seus sites, conquistar leads, alavancar vendas e se firmar no mercado.

Tanto que muitas delas vêm focando cada vez mais recursos e investimentos para produzir materiais, divulgar para o seu público e promover interação de forma constante com a sua audiência.

Só que o assunto é vasto. As mentes inquietas da nossa equipe está sempre buscando estudar para pde manter você atualizado. E hoje conseguimos montar um artigo com algumas ótimas dicas para seu negócio aproveitar o marketing de conteúdo nas redes sociais.

1.Planeje sua estratégia de marketing de conteúdo e redes sociais

Tudo começa com um sólido planejamento. Por melhores que sejam as intenções ao se colocar em prática o marketing de conteúdo nas redes sociais, é preciso se organizar para que a empreitada gere resultados:

  • Estabeleça objetivos e metas para cada rede social, criando métricas para acompanhar e avaliar as ações;
  • Crie uma rotina que leve em consideração todos os aspectos que vão envolver o marketing de conteúdo e redes sociais;
  • Pesquise o perfil do público em cada rede e compare com o público que deseja atingir, para investir apenas onde há reais chances de resultados e
  • Não queira fazer tudo ao mesmo tempo.

Por isso, faça questão de ter tudo muito bem organizado antes de dar o pontapé inicial.

2. Descubra os melhores dias e horários para postar

O objetivo ao alinhar marketing de conteúdo e redes sociais é, basicamente, construir e manter uma audiência interessada nas suas mensagens, certo? Com isso você gera mais visitantes e consegue, a partir do seu funil de vendas, fazer com que eles se tornem clientes.

Para isso, é fundamental que sua audiência veja suas postagens. Portanto, pesquise cada rede social que você usa – ou vai usar – organize  cada uma delas para atingir o máximo de pessoas.

3. Personalize as mensagens para cada rede social

Um dos erros que muitos profissionais acabam cometendo na hora de divulgar conteúdo nas redes sociais é copiar e colar o título do material e o link.

Uma chamada precisa ser cuidadosamente pensada para cada rede. No Twitter, por exemplo, são apenas 140 caracteres para a sua mensagem, então cada toque no teclado tem que ser preciso.

Elabore diferentes chamadas que despertem em quem visualizar o desejo irresistível para clicar, com perguntas instigantes e ofertas maravilhosas. Ajude o conteúdo que você se esmerou tanto para criar a brilhar!

4. Faça postagens com imagens e vídeos

Você sabia que um post com uma imagem ou vídeo atrai MUITO MAIS olhares? Na verdade, isso funciona porque o ser humano é um ser extremamente visual e acaba sendo atraído, num primeiro instante, muito mais para a visualização do que para a leitura.

Portanto, não deixe de investir numa identidade visual para todos os materiais, tornando sua marca reconhecida pela qualidade, tanto nas palavras quanto dos materiais (áudio)visuais.

5. Leia os comentários da sua audiência (e encontre ótimas ideias!)

Uma das coisas mais legais no marketing de conteúdo nas redes sociais é a possibilidade de se aproximar do seu público. Nesse ambiente informal e próprio para o contato, as pessoas costumam se sentir muito mais propensas a comentar ou mandar mensagens para uma empresa, seja para elogiar, criticar ou dar sugestões.

Portanto, aproveite esse material! Leia com cuidado cada mensagem para extrair dela ideias para a produção de novos materiais, ou até mesmo para a melhoria de seus produtos e serviços.

6. Compartilhe conteúdo mais de uma vez

É contar demais com a sorte postar cada conteúdo produzido uma única vez. Material bom precisa circular e você pode ajudar isso a acontecer.

Falamos acima sobre os melhores horários para postar em cada rede e a necessidade de personalizar a mensagem. Na hora de pensar nas chamadas, aproveite o processo criativo para listar diversas.

A partir delas você vai poder diversificar dias e horários e garantir sempre mais cliques, além de curtidas, comentários e compartilhamentos.

7. Aprenda a usar os testes A/B nas suas redes sociais

Quem usa email marketing provavelmente já se deparou com esse tipo de teste. Ao disparar uma campanha, você elege dois diferentes títulos e depois analisa no relatório qual dele teve a melhor taxa de abertura e/ou leitura.

Esse maior interesse vai ajudar a estabelecer os melhores assuntos e formatos para se tratar no futuro.

Com o marketing de conteúdo e redes sociais não é diferente. Se você criou diferentes chamadas, pode ter um pequeno trabalho extra de criar diferentes links e redirecionamento para poder, depois, analisar os melhores resultados para investir nas próximas ações.

8. Encontre ferramentas que ajudem a organizar e otimizar as tarefas

Uma das maiores alegrias da internet é que, pesquisando um pouco, você sempre consegue achar ferramentas que vão ajudar a gerenciar ações e resultados. E muitas delas são ou possuem versões gratuitas.

Por isso, estabeleça quais os pontos de controle necessários para o bom desenvolvimento do seu planejamento de marketing de conteúdo e redes sociais e busque soluções para facilitar a sua vida e a da sua equipe.

9. Nunca se acomode com o que você conquistou

Assim como não poderíamos começar a falar sobre marketing de conteúdo e redes sociais sem falar no papel fundamental do planejamento, não poderíamos fechar nosso artigo de dicas sem mencionar a importância do trabalho contínuo.

Bons resultados para qualquer marca na internet não se baseiam apenas em algumas poucas e espaçadas ações de marketing. O público de hoje está exigente e quer que a marca seja parte da sua vida. Por isso, nunca pense que a partida está vencida e os clientes conquistados.

O mundo virtual é um mundo extremamente dinâmico e você pode se surpreender com a facilidade que o público tem para esquecer completamente de uma marca ou trocá-la por outra que pareça, naquele momento, mais próxima.

Agora que você já tem uma ótima lista de dicas, que tal aprender a colocar a mão na massa e dar seus primeiros passos para unir seu marketing de conteúdo e redes sociais? Baixe agora nosso kit gratuito de Social Media, com dois infográficos, um checklist e muita informação de primeira qualidade.

Você não vai se arrepender!

Este é um guest post da Maria Clara Dias – Partnership Specialist Rock Content

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