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Como o design pode ajudar a imagem do seu negócio?

O design se configura, hoje, como uma ferramenta estratégica essencial para os empreendedores que buscam resultados, reconhecimento e uma imagem única no mercado. É claro que não existe uma fórmula para o sucesso, mas alguns dos princípios e áreas de atuação dessa disciplina fazem com que ela seja um item indispensável no seu plano de negócios.

E por quê? Simples — é o design que se preocupa em criar e comunicar a melhor imagem para a sua marca, um posicionamento coerente, exclusivo e com bastante força no mercado. Isso acontece através de estratégias eficientes e que devem atuar em conjunto, consolidando a imagem de uma empresa e melhorando os seus marcadores. É a criação de um logotipo, de um sistema de embalagens bonito e eficiente, um site que seja completo e intuitivo, o desenvolvimento de um plano de comunicação para a internet (através de blogs e redes sociais) que façam com que os clientes e potenciais clientes conheçam e consumam uma marca.

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A seguir, confira alguns exemplos de como o design pode ajudar a imagem do seu negócio!

Identidade visual

A identidade visual é um dos primeiros passos na criação de uma empresa e basta observar alguns exemplos para entender a sua importância no resultado de qualquer negócio. Essa etapa abrange a criação de um logotipo e de todo o repertório gráfico da empresa — cores, estampas e o tom da comunicação (mais descontraído ou sóbrio e formal).

Uma marca forte é facilmente lembrada pelo consumidor e, muitas vezes, escolhida no momento de compra em função desse fator. Quem não se lembra da marca e do estilo de comunicação da Nike ou do Google, por exemplo? Essa é a força de uma imagem bem trabalhada.

Comunicação institucional

O próximo passo, que deve vir depois da criação de uma identidade visual forte e cheia de personalidade, é o desenvolvimento de um plano de comunicação. Os profissionais de design são amplamente capacitados para definir quais são as estratégias de comunicação mais efetivas para cada empresa — uma campanha publicitária para jornal e revista? Peças direcionadas para eventos, como um folder que apresente a empresa e sua área de atuação? As possibilidades são imensas e cabe ao profissional de design contratado apresentar os caminhos ao empreendedor, para que juntos eles definam planos e metas de curto, médio e longo prazo.

A tal da internet

Hoje em dia, é impossível falar de comunicação e design sem falar da web. Cada vez mais, e em uma velocidade assustadora, as empresas estão percebendo a importância de ter uma boa imagem na internet. Os recursos para a construção desse posicionamento são infinitos e, normalmente, demandam um investimento baixo quando comparado com o potencial de retorno. Então, é indispensável ter um bom site, que seja completo e apresente a empresa, com seus valores, serviços e produtos, mas que tenha também uma ótima interface, ou seja, o site deve ser bonito e muito fácil de usar.

Os blogs e mídias sociais são outra ferramenta muito rica, que permite que a empresa se aproxime de seus diversos públicos, oferecendo conteúdos específicos de qualidade e criando uma rede de interação que funciona com ritmo e dinâmica bem interessantes — os usuários acompanham o dia a dia da empresa e se sentem a vontade para participar com perguntas e opiniões. Clique aqui para saber mais sobre o assunto!

Em poucas palavras, o design é, então, um investimento que sempre compensa. A possibilidade de trocar informações e utilizar o conhecimento de profissionais preparados para apresentar a empresa de forma mais sólida no mercado pode ser um grande diferencial. Portanto, pense duas vezes antes de dizer que precisa cortar gastos e decidir cuidar da sua imagem internamente — expertise e know- how contam muito nessa hora!

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