Menu

Entenda a importância do design em suas estratégias de digitais

Imagine a seguinte situação: você tem uma loja de produtos médicos localizada na região hospitalar. Sua loja, assim como as demais da rua, inclusive de mesmo segmento, são todas pintadas com aquele verde-hospital e nas placas não há nenhum símbolo ou desenho, apenas os nomes da lojas.

Agora pense: como você acha que vai se destacar no meio dessa verdidão toda? Difícil, não é mesmo? Pois saiba que não é.

Pensando nisso, preparamos esse post para falar da importância do design em seu negócio.

Conceituando design

Antes de mais nada, para entender sua importância, é fundamental saber o que é design e qual sua funcionalidade.

Design nada mais é do que uma metodologia de projeto que visa melhorar os aspectos visuais, funcionais, digitais ou ergonômicos de um determinado produto ou serviço, a fim de agregar segurança, conforto e satisfação, atendendo às necessidades do consumidor,

Muitas empresas já perceberam no design um grande aliado na hora de planejar suas estratégias e se destacar no mercado. Confira.

Construindo uma marca

A identidade visual vai muito além de um desenho bonitinho e um cartão de visita. Ela é a imagem que a empresa passa não apenas para seus clientes, mas especialmente para seus concorrentes.

Tendo em vista o mercado competitivo de hoje, quem não investe em sua marca está sabotando seu próprio negócio e abrindo portas para a concorrência.

Para demonstrar claramente a importância de uma identidade visual bem construída, imagine o seguinte: você liga a TV e reconhece uma propaganda sem ver o logo do anunciante, apenas pelas cores ou por um sombra no canto da tela.

Então, é isso o que o design faz com sua marca, a fortalece.

Diagnosticando seus concorrentes

Uma das etapas mais importantes no processo de design é uma análise completa da concorrência e afins.

Sendo assim, os profissionais responsáveis por essa estratégia devem captar o máximo de informações sobre seus concorrentes para desenvolver um projeto criativo e inovador. Dessa forma, aumentando consideravelmente as chances de sua marca se sobressair no mercado.

Além disso, você ainda pode utilizar os dados recolhidos no diagnóstico e utilizar em outras estratégias e departamentos, como os de marketing e vendas.

Diferenciando seus produtos

Quem nunca foi comprar algo no supermercado e ouviu: “ah, isso é tudo igual”. E, muitas vezes, até é.

Por isso, você precisa arrumar uma maneira de destacar seus produtos no mercado. Afinal, em uma prateleira com 9 produtos de embalagens brancas e 1 com embalagem vermelha, qual vai saltar aos seus olhos primeiro?

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica e um produto com bom design, com certeza terá mais chances. E não ache que estamos falando apenas da embalagem, esse pensamento serve para todo e qualquer tipo de produto ou serviço, desde um cartão de visita a um e-mail marketing.

Agregado valores

Uma das principais funções do design é agregar valor ao produto ou serviço sem encarecer o processo de produção.

Uma vez que isso ocorre, você conseguirá um bom resultado com um excelente preço, fidelizando seus clientes e atraindo mais público.

Contratar um profissional?

Não adianta saber a importância do design para sua empresa se na hora de executar a estratégia você não contrata o profissional correto.

Por isso, a melhor opção é contratar uma agência especializada em não apenas marketing, mas também branding. Esse tipo de serviço consegue dar um foco maior à sua marca no planejamento do design que será usado em sua comunicação empresarial.

Agora que você já o poder do design, conte para gente como pretende aplicá-lo em suas estratégias de negocio!

Fale com a gente ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado.