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FACEBOOK, PRECISO MESMO INVESTIR?

Presença constante no cotidiano de milhares de pessoas, o  Facebook se consolida, cada vez mais, como uma eficiente ferramenta de marketing. Neste sentido, os anúncios divulgados na rede social, o Facebook Ads, vêm para atingir clientes potenciais independentemente do objetivo de sua empresa na rede.

É fácil investir na ferramenta. Criando uma página e uma eficiente estratégia, é possível aumentar o número de fãs em sua Fan Page,  gerar tráfego para o site da sua empresa e até mesmo vender seus produtos ou serviços. Tudo isto para uma audiência altamente segmentada.

É inegável que a rede social está em alta, o que, por si só, já é um bom cartão de visitas para o seu negócio. Por outro lado, simplesmente anunciar no portal não é garantia de conversão. Muita mensuração de resultados, além da elaboração inteligente de uma boa campanha, são pré-requisitos para uma estratégia bem-sucedida. A grande questão é: você sabe por que precisa investir em Facebook Ads?

Segmentação minuciosa: atinja seu público-alvo de maneira eficiente

Anunciando na ferramenta, você consegue identificar e influenciar  internautas a conhecerem e acompanharem sua página. Mas como selecionar uma audiência específica para seu negócio dentre tantos usuários com interesses distintos?

Para te auxiliar no processo, uma grande vantagem da ferramenta se destaca: a possibilidade de uma segmentação bem minuciosa. Investindo no Facebook Ads, é possível afunilar seus anúncios ao máximo. Com o objetivo de fazer com que os ads atinjam somente clientes potenciais da sua área de atuação, você pode restringir o alvo através de opções como nível de  escolaridade, idade, sexo, região, interesse cultural e muitas outras categorias. Isso, convém lembrar, exige que o empreendedor possua um entendimento bem preciso do tipo de usuário que se interessaria pelos seus produtos\serviços, assim como em qualquer outra ação de marketing.

Outro ponto interessante é que, uma vez que seu público foi segmentado, o Facebook fornece imediatamente qual é o número de pessoas que será atingido com seus anúncios.

Formas de investimento: pague apenas pelo resultado obtido

Outro benefício importante oferecido pela ferramenta é a forma democrática de pagamento. No Facebook Ads, o empreendedor paga apenas pelos resultados que obtém, ou seja, investe em um sistema de CPC (custo por clique) e CPM (custo por visualização de página).

Em relação à quantia investida, a rede social permite que você comece contribuindo com valores simbólicos, o que torna a estratégia ideal para todos os tamanhos de negócio. À medida que observar sua taxa de conversão subir, o empresário também pode aumentar gradativamente seu investimento, da forma que desejar. De todo modo, a vantagem é que este pagamento será baseado unicamente no retorno conquistado.

Formatos : diferentes modos de anunciar

Um ponto positivo do Facebook Ads reside justamente na diversidade de anúncios. Na ferramenta, é possível optar por várias maneiras de interação com os usuários, selecionando a melhor forma de divulgar seu conteúdo no portal. Confira alguns dos tipos de ads mais utilizados:

  • Histórias patrocinadas (sponsored stories)

Estas formas de anúncio discretas e bem visualizadas exploram o fator social ao máximo, o que é uma estratégia extremamente eficaz. Criando uma história patrocinada, o anunciante envolverá usuários e seus amigos através de uma página, um aplicativo ou um evento, levando-os a curtir e compartilhar conteúdo entre si. Assim, as sponsored stories se valem do poder de influência de um amigo sobre o outro, fazendo que uma pessoa comece a seguir determinada página ou curta uma publicação porque os membros do seu círculo social fizeram o mesmo (em um processo similar a uma propaganda “boca a boca”).

  • Impulsionar publicação

Para impulsionar seu conteúdo e fazer com que ele atinja um número ainda maior de pessoas, basta clicar no botão que aparece na própria linha do tempo, no canto direito da publicação (“impulsionar”). Assim, o Facebook sugerirá novos níveis de audiência, aumentando a chance de ganhar “likes” através do Edge Rank. Você já ouviu falar no termo? O Edge Rank nada mais é que um algoritmo da rede social que define com qual frequência determinadas postagens irão aparecer aos usuários. Deste modo, a ferramenta direciona conteúdos baseada nos critérios de relevância e afinidade. Somente através dela é possível garantir que seus anúncios cheguem a 100% dos seus clientes potenciais!

  • Remarketing

No remarketing, os anúncios são exibidos a pessoas que visitaram um site em busca de algum produto ou serviço, mas não concluíram a conversão. Através de um cookie inserido no navegador destes usuários, eles se deparam com banners da empresa que visitaram ao navegar por outros portais da web. No caso do Facebook Ads, os anúncios aparecem apenas na rede social, mas a lógica de funcionamento é a mesma.

A rápida divulgação do anúncio aliada às formas de pagamento e à atração eficiente de público transformam o marketing no Facebook uma ótima estratégia para todos os tipos de empresas, em especial as PME’s.

É crucial considerar, no entanto, que a geração de resultados relevantes depende de um excelente planejamento! E aí, as informações te ajudaram a esclarecer suas dúvidas?

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