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Você realmente sabe o que é marketing?

O marketing é uma das áreas de conhecimento mais faladas no ambiente de negócios. Todo tipo de empresa utiliza os conceitos do marketing diariamente em suas atividades, especialmente quando estão relacionadas às estratégias de comunicação e ao posicionamento no mercado.

Mesmo com toda a popularidade, alguns profissionais ainda ficam em dúvida ao serem questionados sobre a definição de marketing. Neste post vamos mostrar a você realmente o que é marketing e por que ele é válido para a sua empresa.

O que é marketing?

Começando pela definição, vamos buscar o conhecimento do maior estudioso do tema, o professor Philip Kotler. Para ele, o marketing é a ciência de criar, explorar e entregar valor de tal forma que se torne possível satisfazer as necessidades de um público-alvo específico, sempre lembrando da importância de ter lucro. Ou seja, se não gera lucro, não é marketing.

O trabalho do profissional de marketing, então, é de identificar e entender os desejos e demandas de um mercado em potencial, e ainda mostrar de que forma a empresa pode obter mais resultados. Seu objetivo é identificar as necessidades do público e, a partir delas, desenvolver propostas viáveis que supram as demandas dos clientes, gerem lucro e credibilidade para o negócio.

Os quatro pês do marketing

Marketing é uma metodologia que pode ser trabalho em diversas empresas e que se baseia em quatro pilares bem definidos, os quais apresentam variáveis que vão influenciar nas estratégias de negócio.

Eles são conhecidos como os quatro pês do marketing, e entendê-los é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Veja só:

Preço

Preço é um P autoexplicativo. Refere-se diretamente ao valor que será cobrado pelo produto e mais ainda: de que maneira essa cobrança será feita – varejo, atacado, assinatura. Tem influência, também, nas estratégias de fluxo de caixa e pagamento do negócio.

Praça

Esse P tem relação com o local de comercialização do produto e/ou serviço. Quando o contexto é o comércio eletrônico, isso pode ficar confuso, já que no caso desse tipo de negócio os produtos podem ser entregues em qualquer lugar.

Produto

A terceira variável é a que fala sobre o objeto em si que será vendido, todas as suas características e o que será ofertado. Ajuda a entender o produto, da mesma maneira que auxilia em sua definição.

Promoção

Por fim, o P que tem referência direta com as estratégias que a empresa vai utilizar para promover e divulgar seus produtos ou serviços. É aqui que entra a comunicação e a publicidade.

Por que a minha empresa deve investir?

Quem quer ser lembrado, precisa ser visto, e nesse contexto o marketing é fundamental para qualquer empresa. Com essa metodologia, você não apenas vai conseguir melhorar sua comunicação, como também organizar toda a informação e os processos relacionados ao público-alvo, ao produto e ao negócio como um todo.

O marketing ajuda a identificar possíveis dificuldades no processo e, ainda, de que forma ele pode ser desenvolvido para melhorar a estratégia do negócio.

Qual a diferença entre marketing e publicidade?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, marketing e publicidade não são a mesma coisa, mas complementares. Para entendermos a diferença é bom definirmos a publicidade como toda maneira de comunicação de mensagens com o objetivo de influenciar o consumidor a comprar determinado produto. Gera convencimento e constrói identidade de marca. Sendo bem simplista, podemos dizer que, enquanto o marketing estuda e entende o mercado, a publicidade contém as ações de comunicação para vender para esse mercado.

Agora que você já entendeu o que é marketing, chegou o momento de colocar uma estratégia completa em prática na sua empresa. Se tiver alguma dúvida, comente abaixo!

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